Pular para o conteúdo

Avalie como você enxerga as cores na fotografia

  • por

Última atualização deste conteúdo: 7 anos

Existe um site bem legal para quem tem curiosidade em saber se enxerga bem diferentes tonalidades de cores. Descobrir como você enxerga as cores na fotografia pode ser de grande importância, para caprichar nos registros!

como-voce-enxerga-as-cores

Lá também há uma informação interessante: 1 a cada 12 homens possui algum tipo de deficiência para identificar cores, já entre as mulheres a média está de 1 para cada 255. Portanto, os homens devem se preocupar um pouco mais e prestar mais atenção na hora de avaliar as cores das fotografias que pretende registrar.

O teste é muito simples… Basta organizar as quatro linhas de forma que o degradê tenha uma sequência correta, sabendo que a primeira e a última cor de cada linha já estão no lugar certo. Quando terminar é só apertar o botão de score e ver o resultado. Quanto mais próximo de zero, melhor você enxerga as cores!

como-voce-enxerga-as-cores-na-fotografia

Clique na imagem para fazer o teste!

DICA: para garantir o melhor resultado é muito importante estar com o monitor do seu computador muito bem calibrado, ok? Faça o teste e descubra o poder dos seus olhos!

Mas, afinal, como enxergamos as cores?

Esta é uma pergunta bem difícil de responder. Resumindo, a cor é uma informação visual gerada por um estímulo, que é identificada pelos nossos olhos e interpretada pelo nosso cérebro. Essa interpretação cerebral pode ser algo muito pessoal, que talvez esteja relacionada a um sentimento, um acontecimento e pode, até mesmo, despertar emoções que influenciam a interpretação final.

E como essa identificação acontece? Nossos olhos têm dois tipos de células, os bastonetes e os cones. Os bastonetes precisam de pouca luz e, por conta disso, geram imagens sem cores e pouco nítidas (por isso não conseguimos distinguir cores em ambientes escuros). Já os cones funcionam com muita luz e proporcionam imagens nítidas e coloridas. Há três tipos de cones, cada um é ativado por ondas de luz que nos permitem identificar as cores. Ondas curtas são percebidas por cones azuis, ondas médias geram tons de verde e ondas longas são para os cones vermelhos.

como-voce-enxerga-as-cores

Isso tudo é bem parecido com o que todos conhecem como cores primárias. A origem dessas cores é baseada exatamente em como os nossos olhos funcionam. Há três cores básicas e a mistura delas geram novas. Vale lembrar que as cores são totalmente ligadas a temperaturas de iluminação, por isso sua câmera fotográfica consegue ser fiel àquilo que você enxerga no cenário.

Agora que você já sabe disso tudo sobre cores na fotografia, que tal sair por aí e registrar algumas imagens bem coloridas?

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *