Comparando a fotografia digital de antes e de hoje

Este é um dos vídeos produzidos pelo canal DigitalRev TV (um dos meus canais preferidos no Youtube), que faz uma comparação divertida entre a fotografia digital de antes e como a conhecemos atualmente. A tecnologia evolui num espaço de tempo tão curto que até nos esquecemos de como tudo era tão diferente há alguns poucos anos.

Os fotógrafos fazem comparações sobre armazenamento e compartilhamento de fotos, câmeras e equipamentos, backup, e duração da bateria. Aliás, será que as baterias evoluíram junto com a fotografia digital?

A fotografia digital de antes e de hoje

Aproveitando o vídeo, você lembra como era a sua vida de fotógrafo há alguns anos? Como você lidava com a fotografia digital quando…

  • As câmeras digitais custavam uma fortuna e não eram tão boas como imaginávamos.
  • Os cartões de memória ofereciam 8mb de capacidade. 😱 O que você faz com 8mb hoje?
  • As fabricantes de câmeras viviam em uma constante guerra por megapixels.
  • As pessoas não queriam trocar a fotografia analógica pela digital; e muitos fotógrafos acabavam até discutindo por causa disso.
  • Todos começaram a dizer que poderiam fotografar igual a você, mas queriam você os ensinassem a usar a câmera compacta.
  • A internet era muito lenta e instável e só tinha e-mail para compartilhar as fotos, era preciso enviar vários para caber todas (fotos 1, fotos 2, fotos 3 – final). Um verdadeiro teste de paciência!
  • Era preciso tirar um dia inteiro para fazer backups em CDs e DVDs.

Eu lembro de tudo isso (foi nessa época de transição que comecei a me interessar pela fotografia) e mesmo assim era divertido fotografar. Comparando com toda a tecnologia e as facilidades que temos hoje podemos dizer que as atividades fotográficas estão muito mais práticas, não é mesmo?

Assista ao vídeo e aproveite para compartilhar suas recordações nos comentários! 😉

Deixe um comentário