Julius Neubronner registrava fotografias aéras com pombas

Julius Neubronner, farmacêutico alemão, foi o responsável pelo registro d uma das primeiras fotografias aéreas do mundo, em 1903, com a ajuda de uma pomba. Isso mesmo, uma pomba! Ele equipou a ave com uma pequena câmera fotográfica que pesava apenas 75g, criada por ele mesmo. Olha que legal:

Julius Neubronner com sua pomba e câmera, em 1914
Julius Neubronner, em 1914.

A grande ideia de Julius Neubronner

O mais curioso de toda essa história é a origem da ideia do jovem Neubronner, que utilizava o serviço de pombo correio para receber receitas médicas e enviar medicamentos a um hospital da cidade vizinha.

Um belo dia, Julius decidiu criar uma pequena câmera (que utilizava negativos de apenas 4 cm) e prendê-la ao peito de um de seus pombos. Depois da primeira experiência, todas as viagens dos animais passaram a registrar a paisagem da cidade lá de perto das nuvens.

pombos-fotografos_julius-neubronner

A novidade foi tão inovadora que caiu na graça do povo. Assim, Julius passou a produzir e comercializar postais com as fotos. Em 1908, a fotografia aérea com pombos foi patenteada por ele e não parou de fazer sucesso, até que, nos anos de 1910 e 1911, foi premiado na Paris Air Show, com duas medalhas de ouro, por sua técnica inovadora e suas fotografias.

A invenção de Julius também foi utilizada pelo exército durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O próprio Julius foi responsável pelo treinamento dos animais e capturar as imagens. Abaixo estão algumas das fotos registradas pelas pombas.

Fotografia aérea de Schlosshotel Kronberg feita por uma pomba
Registro de Schlosshotel Kronberg (dá até para ver as asas da pomba!)

 

Vista de Frankfurt (Alemanha)
Vista de Frankfurt (Alemanha)

 

pomba-fotografa

Eu queria colocar mais fotos aqui, mas não consegui encontrar. Vale lembrar que a fotografia aérea já estava sendo desenvolvida, mas fotógrafos utilizavam balões.

Por isso Julius Neubronner foi considerado tão inovador, já que sua ideia era muito mais prática e barata. A primeira fotografia área foi registrada em 1858, pelo também francês Gaspar Felix Tournachon, conhecido como “Nadar”.

[notification type=”notification_info” ]INDICAÇÃO DE LEITURA:
It’s Not the Camera, It’s the Pigeon – Behold, the photo blog
Wikipedia – Julius Neubronner[/notification]

Deixe uma resposta