Guia de termos fotográficos: exposição

É possível encontrar diversos termos na internet para definir os tipos de exposição na fotografia. Mas existem alguns padrões que você deve conhecer para trabalhar melhor a exposição e compreender as opções disponíveis nos programas de edição.

guia-de-termos-fotográficos-exposição

No livro Exposição – Guia de Campo, de Michael Freeman, há uma lista explicando resumidamente os 16 termos de exposição na fotografia, que são os mais importantes. Peguei os termos de lá, mas achei melhor explicar de uma maneira mais didática e espero que todos entendam. 🙂

Termos de exposição

Luminância
⇒ A quantidade de luz, ou intensidade luminosa, que alcançou o sensor a partir de uma fonte de luz. É a quantidade mensurável mais próxima do brilho; é a luz refletida visível aos olhos.

Iluminância
⇒ Fluxo luminoso de uma fonte de luz incidente sobre uma superfície, ou seja, a quantidade de luz dentro de um ambiente.

termos-fotográficos-exposição
Na fotografia acima, de Matthew Wiebe, é possível perceber melhor os termos. Sendo luminância a luz visível, que é o sol entrando pela fresta de cima, e iluminância toda a iluminação que percebemos na cena, deixando o carro e os detalhes das paredes nos lados suavemente visíveis.

Reflectância
⇒ A relação entre a luminosidade refletida por uma superfície (iluminância) e o fluxo luminoso que incide sobre ela (luminância). É uma quantidade mensurável que ajuda a medir a eficiência de uma superfície transmitir a luz que incide sobre ela.

Luminosidade
⇒ É a intensidade percebida da reflectância. É possível calcular a reflectância de uma cena, mas a luminosidade é subjetiva, pois é a tentativa do olho e do cérebro de julgar o grau de reflexão de uma superfície, e cada um a percebe de uma maneira pessoal.

Brilho
⇒ É o termo mais utilizado para descrever a quantidade de luz que enxergamos, ou seja, a luminância percebida e não precisamente mensurável.

Valor
⇒ Quando se fala em medição de luz, valor equivale a brilho.

Exposição
⇒ Em uma câmera, é o cálculo da quantidade de luz que incidirá sobre o sensor (quanto maior o tempo de exposição, mais luz será recebida).

Super e subexposição
⇒ Termos geralmente empregados de maneira vaga e subjetiva para designar exposição acima e abaixo do valor ideal (fora do padrão).

termos-fotográficos-exposição2

Altas-luzes
⇒ A extremidade superior da escala tonal na cena ou na imagem, aquelas que foram completamente superexpostas.

Sombras
⇒ Semelhantes às altas-luzes, as sombras estão situadas no extremo oposto da escala. Pode haver perda total da informação, devido a uma subexposição extrema em uma imagem.

Ponto Preto
⇒ É o ponto integralmente negro na extremidade inferior da escala tonal.

Ponto branco
⇒ É o ponto inteiramente branco na extremidade superior da escala tonal.

Alcance dinâmico
⇒ A razão entre os valores máximo e mínimo de luminância em uma imagem, ou seja, todas as possibilidades existentes de exposição. Fotografias em HDR podem ser produzidas mesclando e equilibrando diversas imagens possíveis dentro do alcance dinâmico da cena.

alcance-dinamico

Contraste e contrastado
⇒ Costumam ser empregados como o alcance dinâmico, mas não significam necessariamente a mesma coisa (embora isso acontecesse nos tempos da fotografia com filme). Contraste expressa a razão entre altos e baixos valores de iluminâncias, mas não envolve necessariamente todo intervalo tonal, pois exclui as luzes mais intensas e as sombras mais escuras da escala.

Key
⇒ Comporta dois significados: um refere-se ao intervalo de brilho que está sendo usado na imagem e o outro indica uma área total de especial importância. Em high key há pouco contraste e pouca sombra, o ambiente é totalmente iluminado de maneira suave. Em low key há alto contraste, a iluminação é dura e bem posicionada e há predomínio de sombras em toda a imagem.

high-low-key-fotografia

É isso pessoal. Espero que tenham gostado e aprendido muito sobre exposição com este post. E não esqueça: conhecimento bom é pra ser compartilhado! 😉 Se esqueci de algum detalhe importante ou tem mais informação legal para sugerir, utilize nosso espaço de comentários!

Fonte: Exposição – Guia de Campo

1 comentário sobre “Guia de termos fotográficos: exposição”

Deixe uma resposta