Uma boa ideia: encontre seu próprio estilo!

Aposto que você, como todo bom fotógrafo (ou amante da fotografia) adora investir horas pesquisando fotógrafos famosos, conhecendo olhares diferenciados e buscando inspiração para desenvolver sua técnica e criatividade. E isso é muito bom! É muito importante acompanhar o que os profissionais fazem, o que apresentam de inovador e como criam imagens. Mas e você, já parou para definir seu próprio estilo?

Conheço muitos fotógrafos que topam tudo… Fotografam grandes eventos, produzem retratos de crianças e famílias, fotografam produtos, shows e concertos, enfim… de tudo um pouco. Mas será que isso é bom? Bom, depende do ponto de vista.

Se o objetivo for aprender não há nada melhor que fotografar tudo o que tiver vontade e oportunidade. Entretanto, se a ideia central for desenvolver uma identidade única e ser reconhecido pelas fotografias que registra, talvez essa estratégia não seja assim tão interessante.

encontre-seu-proprio-estilo

Descubra o seu próprio estilo e talento!

Você já parou pra pensar em como seus clientes/amigos/colegas de profissão poderão identificar o seu trabalho? Pois então, quem topa tudo corre um grande risco de se tornar aquele famoso “só mais um”, um profissional na multidão que faz fotos comuns e serve apenas para o básico e essencial. Preste atenção nos profissionais que você admira. Todos eles têm um estilo próprio e são reconhecidos por seus talentos.

Você não precisa saber fotografar tudo para ser um profissional de destaque. Em qualquer ramo de atividade, quanto mais especializado alguém for em um assunto, mais sucesso terá. Você já viu, por exemplo, algum músico que toque todo tipo de instrumento e seja muito bom em todos eles? É difícil encontrar, não é mesmo? Então não queira que na fotografia seja diferente!

Talvez seja isso que esteja faltando em sua vida profissional: um estilo único e muito bem desenvolvido!

Ainda não sabe o que quer? Então pegue sua câmera e saia por aí para fotografar. Só é possível encontrar seu talento testando e, pode acreditar, quando o encontrar você ficará muito mais satisfeito e criará imagens cada vez melhores.

Neste post, não há dicas, nem mesmo super segredos. A ideia é refletir sobre o próprio estilo e trabalho. E se você chegou até aqui, já é um bom começo! Aí vai uma sugestão: tire 10 minutos por dia para refletir sobre sua carreira e sobre o que você gosta de fazer, se precisar de ajuda converse com outros profissionais, mas, o mais importante, fotografe, sempre, muito, e seja feliz!

 

Um comentário

  1. Como fotografar bem? Você realmente sabe? | Fós Grafê
    16 de dezembro de 2016 at 9:02 Responder

    […] pense sobre quais fotógrafos você mais gosta? Eles são criativos, inovadores e apresentam um estilo fotográfico pessoal e único, ou fazem apenas fotos que estão na moda na internet? Eles copiam ou são […]

Deixe um comentário