10 razões para você ter uma lente 50mm

Muitos fotógrafos iniciantes ficam cheios de dúvidas na hora de escolher uma lente nova. Chega uma hora em que as fotografias registradas com a lente do kit cansam e nós ficamos com aquele desejo de “quero mais do que isso”.  A lente 50mm (ou “cinquentinha” para os íntimos) é a mais indicada e preferida de muitos!

Vale lembrar que escolher uma lente depende muito dos temas que você gosta de fotografar, mas posso afirmar, sem dúvidas, que a 50mm é básica e indispensável para qualquer fotógrafo. Montei um lista com 10 razões para você entender porque ela é tão especial assim. Com certeza você vai se encantar por essa lente!

razoes para ter uma lente 50mm

1. PREÇO BAIXO! Vamos começar logo pelo que interessa… A 50mm é uma das lentes mais baratas que você pode encontrar, independente da marca. É possível encontrar modelos que custam entre 100 e 200 dólares (nas versões f/1.8). Uma dica preciosa: não compre equipamentos fotográficos aqui no Brasil, fica muito mais em conta trazer de fora, você também pode encontrar coisas bacanas em sites como Amazon e eBay.

2. PRATICIDADE: você não precisa se preocupar com espaço para guardar essa lente, que é pequena e super leve. Você poderá levá-la a qualquer lugar sem preocupação.

3. QUALIDADE GARANTIDA: não pense que por ser uma lente pequena e barata suas imagens serão básicas. A 50mm irá te surpreender com fotografias nítidas e com cores que sua lente do kit nunca conseguiu capturar.

4. IMAGENS REAIS: essa é a lente que mais se aproxima do olho humano, ou seja, suas fotografias ficarão com um aspecto natural e sem distorções. Você conseguirá fotografar exatamente o que está vendo com seus olhos.

5. BOKEH MATADOR: Sabe aquele efeito que você sempre sonhou em fazer, com o assunto em destaque e o fundo todo desfocado? O nome desse efeito é Bokeh e essa lente captura esse clima “mágico” da melhor maneira possível. Diga adeus ao blur do Photoshop e economize tempo de edição!

razoes para ter uma lente 50mm
Foto: Eliane Terrataca
[ exif: 1/100 | f/4.0 | ISO 100 | 50mm ]

6. RAPIDEZ: lentes com abertura de 2.8 ou menos são mais rápidas, pois permitem maior velocidade de obturador, já que aberturas maiores permitem maior entrada de luz. As lentes do kit possuem aberturas entre 3.5 e 5.6; em 55mm a maior abertura permitida é de 5.6, já na lente 50mm é possível atingir abertura de 1.8 (ou menor, dependendo da versão da lente), o que lhe dá três pontos de diferença na velocidade ou 6 vezes mais entrada de luz. Além disso, o foco automático também é muito mais rápido. Quanto menor a abertura, mais rapidez você terá, há versões em f1.8, f1.4, f2 e, até mesmo, f0.95!

7. MAIS LUZ: como expliquei no item anterior, a 50mm é o que chamamos de lente clara que permite maior entrada de luz (no mínimo 6 vezes mais que a lente do kit). Essa é uma grande vantagem se você pretende fotografar em ambientes com pouca luminosidade (ambientes internos e fotos noturnas). Você não precisa aumentar demais o ISO, evitando o ruído e podendo utilizar velocidades mais rápidas no obturador, criando imagens suaves.

8. MACRO: as versões f1.4 possuem uma profundidade de campo mais “rasa”, o que ajuda a criar macros bem interessantes. Também é possível utilizar extensores ou filtros para aprimorar ainda mais o efeito macro da sua lente. Mais uma dica: experimente utilizar sua lente do lado contrário e surpreenda-se com o efeito macro 1:1, ainda mais turbinado!

razoes para ter uma lente 50mm
Foto: Eliane Terrataca
[ exif: 1/250 | ISO 800 | 50mm revertida ]

9. MELHOR COMPOSIÇÃO: com essa lente de distância focal fixa você vai aprender na marra como criar composições mais agradáveis. Não há zoom, portanto se você quiser capturar ângulos e detalhes diferentes vai ter que se mexer! Isso lhe permite criar mais consciência de como a perspectiva e a composição podem ser diferentes de acordo com sua posição em relação à cena.

10. VERSATILIDADE: a 50mm é perfeita para quem procura uma lente “pau pra toda obra”. Por conta de todos os outros aspectos anteriores, é uma boa opção para ter sempre por perto, já que faz excelentes registros desde macros, até paisagens; incluindo retratos e fotografias de rua. Tudo isso livre de distorções e aberrações cromáticas.

E então, você está esperando o que para comprar a sua lente 50mm? Pode ter certeza que não haverá arrependimento e essa lente será uma de suas preferidas! 🙂

3 comentários sobre “10 razões para você ter uma lente 50mm”

Deixe uma resposta