Como cobrar por serviços fotográficos

Há tempos que quero abordar este tema por aqui. O único problema foi encontrar alguém mais experiente para falar a respeito, já que não costumo comercializar minhas fotografias, por isso preferi não me arriscar.

por Pedro Léo

Fiquei muito feliz em encontrar exatamente o que eu buscava. O fotógrafo profissional Geraldo Garcia escreveu um série fantástica de posts explicando detalhadamente como calcular custos e definir preços, para quem não sabe como vender suas imagens ou quer simplesmente conferir se está fazendo da maneira mais correta.

“Esse assunto é recorrente e muito importante. Escrevi esse texto faz alguns anos, pois acredito que o problema todo é fruto da falta de informação e isso acontece porque os fotógrafos novatos não recebem apoio e instrução dos fotógrafos ‘das antigas’. Na verdade muitos desses veteranos agem de forma discriminatória e protecionista sem perceberem que é essa atitude que faz com que os novatos cometam erros e prejudiquem o mercado”.

Aproveito para avisar que os posts são beeem longos. Mas vale a leitura, afinal é um assunto que pode facilitar demais sua vida de fotógrafo profissional. É uma verdadeira apostila para quem busca informações a respeito. Geraldo dividou o assunto em cinco posts:

Como cobrar por serviços fotográficos (introdução)
Como cobrar por serviços fotográficos (parte I)
Como cobrar por serviços fotográficos (parte II)
Como cobrar por serviços fotográficos (parte III)
Como cobrar por serviços fotográficos (parte IV)

Deixe uma resposta