Você realmente sabe como fotografar bem?

Por acaso, em algum momento, você já parou para pensar sobre como faz suas fotos? Será que você realmente sabe como fotografar bem? Se você nunca parou para avaliar seu próprio trabalho provavelmente está fazendo muita coisa errada. A começar pela falta de autocrítica…

como-fotografar-bem

Tenho visto vários fotógrafos copiando o trabalho de outros, principalmente os que fazem retratos (casamentos, newborn, casais, famílias etc.). Digo copiando porque, para mim, repetir fotos que estão na moda, mesmo que você faça de um ângulo diferente, é uma cópia.

E não venha me dizer que está apenas pegando inspiração!

Inspiração, na verdade, é apreciar o trabalho de outros fotógrafos e até tentar refazer pra aprender novas técnicas. Agora, se você refaz fotos que estão na moda e apresenta como se fosse o seu trabalho, sinto dizer, mas está simplesmente copiando ideias. Afinal, você é criativo ou não?

Mas então, como fotografar bem?

Talvez eu esteja sendo um pouco confusa. Mas, para resumir, pense sobre quais fotógrafos você mais gosta? Eles são criativos, inovadores e apresentam um estilo fotográfico pessoal e único, ou fazem apenas fotos que estão na moda na internet? Eles copiam ou são copiados? 

Na fotografia é quase impossível não ter sucesso quando se é criativo de verdade. E criatividade tem a ver com criar suas próprias imagens, tentando captar todo o sentimento envolvido naquele momento, e fazer isso de maneira autêntica, do seu jeito, com o seu olhar.

“Nada é mais abominável para mim do que a fotografia suave e adocicada, pretensiosa, cheia de poses e artifícios. Por esse motivo, eu me permito dizer a verdade sobre o nosso tempo e sobre as pessoas de uma maneira sincera.”
→ August Sander

Tenho horror a fotos de eventos ensaiadas

É natural planejar cenas que não podem faltar nos eventos e séries de retratos. Mas fica ainda melhor quando você se deixa levar pelas pessoas envolvidas e descobre uma maneira de registrar a essência de cada uma.

Por exemplo, quem já viu um álbum de casamento recheado de fotos posadas sabe o que estou querendo dizer. Qual foto você gosta mais, aquela padrão da noiva maquiada de olhos fechados (que TODOS fazem), ou e emoção natural do pai ao ver a filha pronta pra cerimônia?

noivas-maquiadas

pai-da-noiva

Não estou dizendo que as fotos planejadas precisam ser evitadas. Estou apenas defendendo a ideia de que é preciso retomar a ideia criativa de como fotografar bem. É preciso recuperar o principal valor da fotografia, que é o de registrar momentos emotivos que nos façam relembrar o dia como se fosse hoje, que nos permitam sentir e reviver todos os sentimentos novamente.

Para fotografar bem, basta refletir sobre sua fotografia

Não há segredos e nem fórmulas prontas. Um fotógrafo só executa um bom trabalho quando se envolve profundamente com aquilo que está registrando. É muito melhor ver imagens que capturem momentos e expressões reais, do que fotos repetidas e cópias do está na moda. Um fotógrafo de verdade é movido pela criatividade. Um fotógrafo medíocre segue um briefing fechado e não experimenta nada de novo.

Talvez eu tenha sido um pouco confusa neste texto, não sei. Mas o que quero dizer é avalie todo o seu trabalho. Você tem milhares de fotografias estilo “mais do mesmo” ou cada uma tem sua própria essência é história pra contar?

 

E se alguém ficar incomodado, recomendo ler também o meu desabafo contra fotógrafos arrogantes. E não deixe de contar sua opinião sobre o assunto no espaço de comentários! 😉

Deixe um comentário