Pular para o conteúdo

Artigos

Última tendência da fotografia de moda: beleza natural

  • por

Já escrevi alguns textos aqui no Fós Grafê abordando essa nova ideia que anda surgindo no meio da moda de estampar revistas e campanhas com modelos reais, sem as famosas “cirurgias de Photoshop” – porque é claro que ainda existe um leve retoque, o que é sempre necessário quando o assunto é fotografia digital.

A cada dia que passa esse assunto é mais discutido por aí, e hoje me deparei com um vídeo de uma matéria que foi ao ar no programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo. Talvez você não veja nada de novo na matéria (que confesso achei bem fraquinha), mas informação nunca é demais não é mesmo?

Logo abaixo, acrescentei um texto que vi no portal G1, que complementa bem o vídeo e apresenta opiniões bem diferentes sobre o tema, de diversos profissionais da área. Espero que lhes sejam úteis!

A vida como ela é. Essa é a tendência de um movimento que cada vez ganha mais força no mundo da moda internacional e que abre mão dos recursos do Photoshop – software que edita imagens. Aos poucos, a novidade vem aportando por aqui. Não, claro, sem causar polêmica.Continue a ler »Última tendência da fotografia de moda: beleza natural

O trabalho do fotojornalista está perdendo seu valor

  • por

Tenho visto, ouvido e lido muitas reclamações por aí, vindas de fotógrafos profissionais que se queixam de estar perdendo espaço e respeito no mercado. A tecnologia digital tem grande culpa nessa história toda, afinal hoje é muito mais fácil, para qualquer pessoa, capturar algumas fotos interessantes e divulgá-las nos meios de comunicação. Principalmente pela internet!

the photojournalist

Hoje li um artigo muito bom do fotógrafo Rodrigo Baleia, da National Geographic, que dá voz a esse problema que só parece aumentar com o tempo: as empresas de comunicação querem se aproveitar (literalmente), das fotos produzidas por profissionais sem pagar nada por isso, acreditando que “dar o crédito” já resolve tudo.

Mas toda essa confusão tem explicação…Continue a ler »O trabalho do fotojornalista está perdendo seu valor

Para onde caminha a fotografia?

  • por

Um texto muito legal que Clicio Barroso publicou em seu blog recentemente. Sim, o texto é longo, mas vale a pena arrumar um tempinho para ler. Prefiro não comentar, leia e tire suas próprias conclusões 😉

por Anirudh Koul
por Anirudh Koul

O surgimento da tecnologia digital consolidou definitivamente a inevitável popularização da fotografia, hoje presente em aparelhos multifuncionais como os smartphones, permitindo que virtualmente qualquer um possa se tornar fotógrafo. E aí nasce o problema; como qualquer um pode, todos acham que o são.

Por outro lado, para muitos a fotografia massificada não é problema, e sim solução. Explico; a indústria fotográfica global continua se expandindo, as vendas não param de crescer, novos grandes negócios relacionados a fotografia surgem todos os dias, como softwares específicos, impressoras e data-centers; os serviços também vão muito bem, obrigado; é só ver o que está acontecendo com os fotolivros, scrapbooks e fotoprodutos, por exemplo. A tecnologia permite câmeras cada vez mais espertas, com o reconhecimento de faces ou de sorrisos; errar a exposição de uma foto é hoje praticamente impossível. A chamada “banalização” da fotografia pode ter sido fator de dificuldade para o fotógrafo profissional, mas de modo algum foi ruim para a fotografia.

Continue a ler »Para onde caminha a fotografia?

A composição na fotografia

  • por

Por mais que você tenha um equipamento de última geração, com muitos acessórios e seja muito bom com programas de edição, não haverá santo que salve uma fotografia clicada sem o mínimo de preocupação com a composição. Ainda não criaram o botão autocomposição, portanto esta é uma habilidade que os fotógrafos (amadores ou profissionais) precisam dominar.

Mas se você chegou até aqui em busca de regras divinas que resolvam essa tarefa, você está no lugar errado. E qualquer pessoa que se diga capaz de bolar as leis de composição está errada. Composição fotográfica está fortemente ligada à criatividade e ao senso crítico. Ninguém aprende a compor, mas sim a desenvolver a habilidade de ver algo pictórico e enxergar nele um registro interessante e gráfico.

por ALEC1097 (busy mode)
por ALEC1097

Se o objeto que você pretende registrar não tiver forma e/ou conteúdo atraentes, não existe PS que salve a fotografia (não estou falando de arte digital, ok?). Cores, formas, espaço, iluminação, tudo deve ter certa harmonia, afinal uma composição adequada resulta em uma imagem agradável aos olhos. Existem algumas dicas que ajudam a educar o olhar na hora de definir a composição da fotografia:

Regra dos terços
Antes de tudo é preciso conhecer a famosa regra dos terços, que chega até confundir algumas pessoas, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Ela existe desde a época de Leonardo da Vinci, todos aqueles que desejassem se tornar artistas como ele deveriam aprendê-la de qualquer jeito. É fácil de entender: divida o espaço do seu visor em três seções verticais e três horizontais, como um jogo-da-velha (algumas câmeras possuem a opção de dividir a tela em linhas finas). Os pontos onde as linhas cruzam são os lugares que seu olho procura naturalmente quando observa uma imagem,Continue a ler »A composição na fotografia

2938621479 4b8fcda7d8

A realidade fotográfica

  • por

Antes de tudo, quero avisar que não falarei sobre manipulação digital. Você já parou para pensar que a fotografia não é um pedaço da realidade? Muita gente ainda acredita nisso, mas basta refletir a respeito de alguns aspectos para descobrir que esse pensamento é errado. Afinal, é mais do que claro que, a fotografia é apenas um pedaço de uma interpretação da realidade.

Resolvi discutir isso por aqui porque encontrei uma pessoa defender fervorosamente que a fotografia é um documento do real. É normal cometer esse engano, principalmente num momento em que todos estão muito acostumados em ver as imagens e quase nunca param para pensar a respeito delas. Esse é um assunto que posso explicar com tranquilidade, já que foi um dos pontos que estudei para o meu trabalho de conclusão da faculdade. Então vamos lá…

realidade fotografica
por ~jjjohn~, no Flickr

Continue a ler »A realidade fotográfica

Como escolher uma impressora

  • por

Mesmo com a tecnologia digital e a facilidade em ver as fotografias nas telas mais diversas, ainda assim é muito bom imprimir as imagens para poder pendurar na parede, colocar na estante, montar um livro de fotos ou, até mesmo, para presentear alguém. Uma das melhores coisas que a fotografia digital trouxe para nós é a possibilidade de imprimir as fotos sem sair de casa, quando bem entender.

3002437830 bdf7748a53 o

Mas como escolher a melhor impressora e quais as diferenças entre tantas opções que existem no mercado? Se você também tem essas dúvidas vai gostar do post de hoje. Como não sou entededora de impressoras fotográficas resolvi colocar aqui um texto bem legal que encontrei em um dos meus livros. Espero que possa ajudar! 🙂

COMO ESCOLHER UMA IMPRESSORA
por Richard Olsenius

Os fabricantes se basearam no perfil das pessoas que usavam serviços de revelação de uma hora, mas que agora querem imprimir suas fotos em casa: nada de impressoras complicadas. O resultado é uma ampla oferta de impressoras instantâneas que se conectam diretamente a uma câmera digital por meio de um cabo USB, ou possuem uma entrada especial para um cartão de memória, para imprimir fotos geralmente 10 cm X 15 cm. Elas servem apenas para a impressão de fotos e podem custar bem barato. A outra vantagem dessas impressoras dedicadas é seu tamanho e portabilidade. Algumas imprimem usando bateria, de modo que você poderá fotografar o jogo do seu filho, por exemplo, imprimir cópias no banco da frente do seu carro e sair distribuindo-as quase que no mesmo instante.

Continue a ler »Como escolher uma impressora

Como enxergamos sem as câmeras

  • por

Você já parou para pensar na “câmera” que possui na cabeça? Pois a sua câmera real não registra as fotos da maneira como enxergamos o mundo!

A importância do fundo

297524819 b5fdaa111e
por Eliane Terrataca, no Flickr

Tenho observado que muitas pessoas calculam a entrada de luz, arrumam o foco e escolhem qual a melhor velocidade para fotografar o assunto desejado, mas esquecem de um elemento de extrema importância de uma imagem: o fundo. É impossível obter uma ótima fotografia se ela não tiver um fundo que complemente o assunto. Na maioria dos casos, devemos optar por um fundo neutro, ou seja, ele não deve interferir e nem roubar a atenção do assunto principal. Até mesmo porque ele pode acabar modificando o significado da fotografia. Por isso é tão importante começar a prestar mais atenção em TUDO o que estiver enquadrado.

Também não podemos esquecer que nem sempre o fundo é agradável, um ambiente “pavoroso” compromete, e muito, o resultado final. Mas nada que um ângulo diferente não resolva. Por exemplo, se você quer fotografar alguém, mas tudo atrás da pessoa é desequilibrado, aproveite o céu azul ou nublado – que também dá ótimos resultados.

Outra sugestão é usar uma teleobjetiva (que também possui um ângulo de aceitação menor) com a maior abertura possível. O resultado é um fundo presente, mas totalmente desfocado, destacando o objeto principal da imagem.

Continue a ler »A importância do fundo