Desabafo contra fotógrafos arrogantes

Muitos dizem que a popularização da fotografia propiciou o aumento do número de amadores no mundo fotográfico. E eu pergunto: para que se aborrecer com isso? Para mim, o maior problema é a constante proliferação de fotógrafos arrogantes, principalmente na internet. Arrogância existe em qualquer área, mas parece que na fotografia é um pouco pior.

desabafo-contra-fotografos-arrogantes

A maioria dos profissionais não têm paciência com iniciantes ou com aqueles que fotografam por hobby. Basta participar de grupos e fóruns para encontrar aqueles que só gostam de criticar e fazer piadinhas sobre as imagens alheias. Será que todos eles já nasceram sabendo de tudo e nunca precisaram de ajuda para aprender nada? Será que o mundo fotográfico é tão especial que ninguém não-profissional pode participar dele? Para mim, quem tem esse tipo de comportamento não merece ser visto como profissional.

Ninguém precisa ser músico profissional para gostar de música e arriscar alguns dedilhados no violão. Ninguém precisa ser artista plástico para gostar de esculturas e pinturas. Ninguém precisa ser chef de cozinha para gostar de cozinhar e tentar inventar algumas receitas. Mas parece que apenas profissionais têm direito a dizer que gosta de fotografia, ter câmeras e registrar imagens. Quem inventou essa regra?

Veja bem, não estou generalizando a classe. Estou apenas dizendo que TODOS têm o direito de fazer o que gostam. Estou apenas defendendo o direito de os amantes de fotografia participarem de comunidades temáticas para aprender mais com quem tem experiência. A arrogância é um veneno, que caracteriza a falta de humildade e faz parte de pessoas que não aceitam sentir-se no mesmo nível de outra pessoa, que pensam que são sempre os melhores e o resto não tem valor.

Eu acredito que toda atividade artística merece respeito. Quem não tem humildade para aceitar as diferenças criativas das pessoas não merece ser considerado fotógrafo. Querendo ou não, a fotografia é democrática, não um clube privado onde apenas alguns eleitos são admitidos. E ponto final.

22 comentários sobre “Desabafo contra fotógrafos arrogantes”

  1. Eu fiz um texto a respeito disso uma vez e postei na minha pagina. Seu texto esta brilhante. Eh foda pra quem ta comecando se deparar com essa arrogancia. Tenho sorte de ter uns bons fotografos me dando maior força!

  2. Desculpe, mas é muito mimimi. Achou a pessoa arrogante, ignore-a, simples assim. Ninguém tem a obrigação de ficar ensinando ninguém.

    O que eu vejo é que muitas pessoas só querem elogios, não aceitam uma critica, acham que pq estão aprendendo todo mundo tem que tratar como criança e dizer “nossa que linda imagem que você fez, meus parabens”.

    As pessoas tem que aprender a fazer mais por elas mesmas, a internet é uma fonte riquisima de informações sobre, técnica, composição, enquadramento, usa criativo de flash…

    Procure tutoriais, leia muito, veja muita imagem boa, muita imagem ruim, crie seu senso critico para poder avaliar seu próprio trabalho, seja rigoroso com você mesmo, não se permita ignorar as falhas em uma fotografia só pq o passarinho era bonitinho.

    Não quero confrontar, muito menos julgar ninguém aqui, mas da mesma forma que você está de saco cheio desse tipo de postura, esse melindre todo enche o saco tambem.

    Abraço e boas fotos.

    1. Boa Rafael… Realmente o texto da Eliane é muito bom.. pena não retratar os 2 lados da moeda… e vc completou muito bem…

      Posta-se um foto e logo abaixo vem a celebre frase: “aceito críticas”.. Mas critique pra ver o q acontece… te jogam um caminhão de pedras…

      1. É verdade. Principalmente quem tá começando parece que só aceitam elogios, se você não diz que a foto é magnífica ja te chamam de arrogante.

      2. Concordo que isso também existe, Claudio. Mas vamos deixar para outra conversa, caso contrário esse texto ficaria imenso!… heheh
        Obrigada por sua opinião!

      3. Olá, Wadson!
        O foco desse texto é tentar pedir mais respeito a todos, independente do nível de conhecimento ou experiência. Também há iniciantes arrogantes, concordo, mas isso é assunto para uma outra longa discussão!
        Obrigada por sua opinião!

    2. Realmente o Rafael completou muito bem o artigo, tudo tem 2 lados, muitas vezes os que se acham “os bons” e só sabem criticar negativamente, vc vai ver as fotos do sujeito e são uma negação também, por outro lado hoje em dia algumas pessoas compram uma câmera “grande” e se acham profissionais. A cultura do brasileiro é pobríssima então qualquer foto que tenha um pouco mais de contraste e cores mais vivas são lindas e recebem vários Likes e comentários no Facebook, então o sujeito se sente. Outra coisa é que o brasileiro é acomodado e preguiçoso, não gosta de ter trabalho em procurar por si só, ele quer um atalho para aprender aquilo que um fotógrafo levou muito tempo pra aprender e desenvolver e sabemos que não é bem assim que funciona

      1. Olá, Jean!
        Toda história tem dois lados, concordo. Mas as falhas dos iniciantes não é o foco deste texto. A ideia é apenas lembrar que todos merecem respeito, independente do nível de conhecimento, desde que cada um tenha humildade de reconhecer seus defeitos e perfeições.
        Obrigada por sua opinião e volte sempre para conferir as novidades do blog!
        Um abraço

    3. Olá, Rafael!

      Todo comportamento exagerado é chato. Sei que também há os iniciantes imediatistas que não aceitam críticas, mas este não é o foco desse texto e estou pensando em escrever sobre isso também, em um outro post. A questão aqui é tentar acabar com a falta de respeito que existe na área contra iniciantes, lembrando que nem todos eles são melindrosos.

      Não estou dizendo para não criticar o trabalho alheio (desde que sejam opiniões fundamentadas e sem ofensas), estou apenas pedindo para que haja mais respeito entre as pessoas. Concordo que a postura mais correta é ignorar os arrogantes, mas muitas pessoas acabam desistindo de tudo ou perdendo a chance de descobrir seu talento porque sofrem nas mãos de quem gosta de prejudicar os outros. Resumindo… ou só quis dar voz àqueles que não conseguem dar suas opiniões porque a área não aceita e não dá importância para quem é amador.

      Obrigada por sua opinião e volte sempre para conferir as novidades!

      Um abraço

  3. Eu simplesmente cago e ando para essas pessoas que não trazem nada de útil com essa arrogância…quando recebo uma crítica construtiva reflito e procuro sempre melhorar,agora quando vem um comentário dos ´´senhores da verdade´´ repito…cago e ando!

    1. Concordo, Marcos!
      A melhor coisa a fazer com pessoas que querem te prejudicar é ignorar. Mas, infelizmente, tem gente que não consegue. Por isso desabafei, por todos aqueles que são negativados pelos ditos profissionais-perfeitos-donos-da-verdade.
      Obrigada por sua opinião e volte sempre para conferir as novidades!
      Um abraço

  4. É…Esta postagem ainda me fez lembrar daqueles exibicionistas de plantão. Os “caras” mais parecem vendedores da NIkon do que fotógrafos por paixão/profissão (lembrando que ambos podem e devem andar juntos). Recordo de uma postagem da Nikon no facebook há uns dois anos atrás, que dizia algo mais ou menos assim: “Você só será um bom fotógrafo se tiver um bom equipamento”. Concordo que um equipamento de qualidade é bem interessante na vida de um fotógrafo, mas a colocação foi infeliz. Bem, a ideia é que você não precisa atestar o quão bom é por menosprezar o equipamento e/ou o trabalho de outrem, sendo este um iniciante ou não. Críticas e correções devem ser feitas, sempre que necessário for, mas isso é bem diferente de adotar uma postura arrogante.
    Muito boa a postagem!

  5. Gostei disso. De fato, muitas vezes a fotografia parece uma província. Onde poucos parecem que são donos da área e só eles detém a linguagem, que é universal. Acredito eu… Parabéns Eliane Terrataca

  6. Muita gente acha que é arrogância alguns comentários, mas não entendem que alguns pedidos de novatos são pura preguiça de estudar, ninguém entra num grupo de médicos e pergunta, olha só eu quero fazer uma cirurgia o que eu preciso? vou abrir o tórax de alguém que equipamento é mais adequado???
    Porque esse tipo de situação tem que ser bem visto na fotografia? e se falar pra pessoa estudar muitos se sentem mortalmente ofendidos??? Grupos são legais para discussões e aprimorar conhecimento e não constituir conhecimento básico… Em muitos casos a resposta será sempre a mesma vai estudar, vai fazer um curso.

  7. Você só falou a verdade. Eu estou começando agora, comprei minha primeira dslr agora, e já vi muito preconceito.. Não é por que não sou profissional que eu nao posso gostar de tirar fotos.. O que eu mais vi quando passei a procurar sobre fotografia, foi fotógrafos arrogante reclamando do tanto de pessoas com câmeras boas nas mãos. Tipo e dai ? O que tem a pessoa ter uma boa câmera pra fotografar um bom momento? Ohh gentinha chata viu..

  8. o que me pergunto é, o que é ser um fotografo profissional?
    onde esta a verdadeira definição de PROFISSIONAL? não conheço nenhum medico, dentista, contador ou juiz de direito amador ou de hobby! fotografo profissional é aquele que vive da fotografia, que tira o seu sustento da fotografia. entretanto a fotografia é uma arte, uma forma que o homem como individuo se expressa. dentro do prisma da arte, a fotografia não define amadores ou profissionais, são expressões diferentes, e cada amante da fotografia pode ir mudando a forma de expressar sua arte a medida que vai conhecendo novas técnicas, novos conhecimento e materiais. pessoas de egos inflados se postam como autoridades da fotografia, como Deuses da fotografia, e apenas se mantem neste patamar porque os colocamos lá. damos mais valor ao fotografo e a maquina do que ao objeto ou paisagem fotografada. esqueçamos do homem e voltemos nossos olhos para a inspiração, para o sentimento, para o que nos emociona e nos cativa, quando todos estiverem caminhando para um lado caminhem para outro, quando todos usarem flash, usem lentes claras, quando todos estiverem tirando fotos do alto deitem se no chão, experimentem se, arrisquem mais e o principal esqueçam a opinião dos fariseus da fotografia, os doutores da lei!
    e ainda nem falei da fotografia como ferramenta de documentar a historia, que joga ainda mais por terra os conceitos mesquinhos destes doutores da lei!
    abraços!

  9. Profissional é aquele que tem algo por profissão e sustento. Ser profissional significa levar algo com importância de sobrevivência e de renome no mercado.

    Não tem a ver com talento. Nem mesmo com equipamento.

    Mas existe um fator importante na questão da “arrogância” ou o que eu prefiro chamar de “talento auto-atribuído” que é o fato de se querer posicionar aonde quiser, desde que se aceite os devidos fardos.

    -Num lugar aonde todos te elogiam, você não cresce. É a velha história da “cigana te enganou”. Vc logo fica viciado em contar “curtidas” de leigos e logo isso te alimenta com o direito de expressar alguma opinião, quase sempre à altura dos seus críticos que te curtem.

    -Num lugar aonde todos são Cartier Bressons, vc não aparece. Seus posts são invariavelmentes soterrados por assuntos e posts dos outros e vc não absorve nada.

    Se não existe um lugar aonde vc possa crescer como fotógrafo, parta para os livros. Eles ainda ensinam muito e geralmente são muito bem embasados.

Deixe uma resposta