LIVRO – Da minha terra à Terra (Sebastião Salgado)

O livro Da minha terra à Terra (2014) é resultado da parceria de Sebastião Salgado com Isabelle Francq que uniram-se para contar alguns momentos interessantes da vida do fotógrafo. O objetivo de apresentar uma narrativa da história pessoal de Salgado foi atingido, e o que você encontra neste livro é uma linguagem simples, objetiva e bastante agradável.

Talvez você já saiba que o fotógrafo dedicou-se à Economia por muitos anos de sua vida, mas descobrir a maneira como ele jogou tudo para o alto e decidiu seguir como fotógrafo é realmente encorajador. Além dessa mudança “radical” o livro também apresenta detalhes sobre como seus projetos foram executados, incluindo Gênesis, Outras Américas, Êxodos e Trabalhadores. Conta também como ocorreu sua decisão por investir totalmente na tecnologia digital e como sua esposa, Lélia, esteve sempre ao seu lado, oferecendo total apoio e companheirismo.

Há algumas páginas no centro do livro com fotografias produzidas por Salgado em suas viagens e projetos, apenas para ilustrar algumas histórias que são contadas. O foco é mesmo a narrativa de vida e não as fotografias (que já são conhecidas por todos). Eu, pessoalmente, gostei muito do livro e terminei em apenas dois dias! A leitura é bastante agradável, um livro perfeito para quem quer relaxar e conhecer melhor a história de Salgado.

“Nunca trabalhei de maneira individualista, arrancando imagens. Fotografei pessoas a vida inteira e nunca sofri um único processo. Já fotografei pessoas em situações difíceis, no limite de tudo. Mas nunca me senti um voyeur, nunca experimentei ser um.” – Sebastião Salgado (p. 133)

Resumindo, Da minha terra à Terra é um livro que demonstra o amor de Salgado à fotografia, à Lélia e ao planeta Terra.

da-minha-terra-a-terra-capa-sebastiao-salgadoCompre aqui!

SOBRE O LIVRO

Título: Da minha terra à Terra
Subtítulo: Pela primeira vez, o maior fotojornalista do mundo conta sua história
Autores: Sebastião Salgado e Isabelle Francq
Editora: Paralela
ISBN: 978-85-65530-56-9
Idioma: português
Encadernação: brochura
Dimensão aprox.: 13,7 x 21 cm
Edição:
Ano de Lançamento: 2014
Total de páginas: 176

Deixe uma resposta