Loupedeck é um novo dispositivo para editar fotos no Lightroom

Loupedeck é um dispositivo que promete facilitar a vida dos fotógrafos, criado especialmente para facilitar e otimizar o tempo ao editar fotos no Lightroom. Uma empresa na Finlândia lançou o projeto no Indiegogo para arrecadar fundos e pretende oferecê-lo ao mercado a partir de junho de 2017.

loupedeck-editar-fotos-no-lightroom

Os criadores desenvolveram o console para deixar os controles dos Lightroom sempre à mão, dispensando a necessidade de utilizar o mouse ou o teclado. É possível ajustar iluminação, cores, desfazer alterações, comparar imagens e ajustar tudo de maneira prática e bem precisa, com botões que lembram muito uma mesa de som.

Parece ser bem prático, basta conectar no USB e funciona em PC e Mac, além de ser fácil de transportar, com 40cm de largura e 15cm de altura, e pesa em torno de 1kg. Mas será que é realmente funcional como promete?

loupedeck-tamanho

Loupedeck para editar fotos no Lightroom

Em uma rápida análise, dá pra notar que, apesar de bem completo, o dispositivo não tem todos os controles que o Lightroom oferece, sendo, portanto, impossível descartar o uso do teclado/mouse para os profissionais que realizam edições mais detalhadas.

Além disso, quem nunca precisou abrir o Photoshop para fazer pequenas correções na imagem selecionada? Mais uma vez, será preciso ter o teclado/mouse por perto. O que poderá ser dificultado ainda se você não tiver muito espaço para usar tudo o que precisa.

Outro ponto a ser levado em consideração é o fato de só funcionar com o Lightroom e, por não ser fabricado pela Adobe, há grandes chances de ocorrer falhas no console se você atualizar o software. Não sei dizer se eles teriam uma solução para isso.

loupedeck-editar-fotos-no-lightroom-2

Mas o Loupdeck parece ser bem interessante mesmo, especialmente quando se tem uma grande quantidade de imagens para editar e só será necessário fazer correções mais básicas.

Quem costuma editar fotos no Lightroom com muita frequência pode ser beneficiado com a precisão e facilidade dos controles. Olha só as funcionalidades que estão disponíveis no dispositivo:

loupedeck-funcoes-controles

Gostou da novidade?

Vale lembrar que essa ideia não é inédita, pois em 2015 foi lançado o Palette, bem mais simples, mas com a mesma ideia de facilitar a edição de imagens. O Loupedeck parece ser bem legal, mas seu preço não será tão acessível, em torno de 369 euros.

Tudo bem que alguns equipamentos fotográficos custam bem mais do que isso, mas é preciso levar em consideração os pontos que destaquei anteriormente, para não perder dinheiro à toa!

Neste primeiro projeto o foco está apenas no Lightroom mesmo, mas os criadores já consideram torná-lo compatível com outros programas de edição, caso seja bem aceito no mercado.

O que achou da novidade, você compraria um? Confira o vídeo com alguns detalhes (apesar de não mostrar ele funcionando) e deixe sua opinião nos comentários!

Na página de fundos do dispositivo no Indiegogo tem um vídeo demonstrando o console em uso.

Fonte: Petapixel e ePhotozine

2 Comentários

  1. Anderson Robert
    8 de novembro de 2016 at 12:06 Responder

    Achei isso bem inútil, vai custar caro trará poucas utilidades e será mais um trambolho na mesa.
    Pelo que li no que foi escrito nessa matéria tem 90% de contra é 10% prós…
    Não contém comigo

  2. Alisson Silveira
    11 de novembro de 2016 at 12:44 Responder

    A proposta é interessante, para quem edita um volume grande de imagens.
    – Se bem que com presets, esse trabalho já é muito otimizado…

    Talvez se fosse apenas um touchpad grande, com áreas personalizadas, seria mais interessante…

Deixe um comentário