10 curiosidades sobre a fotografia

Algumas informações são básicas e obrigatórias para profissionais, amadores ou amantes da arte. Resolvi separar algumas das principais curiosidades sobre fotografia, que são bem interessantes e nem todos conhecem. Confira!

curiosidades-sobre-fotografia

 

01. A primeira fotografia do mundo foi registrada em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. A imagem é resultado de oito horas de exposição com a vista da janela de Niépce, para a comunidade francesa Le Gras.

02. Depois da criação da fotografia, muitos cientistas começaram suas pesquisas para melhorá-las. O físico, filósofo e matemáticos escocês James Clerk Maxwell conseguiu, em 1861, produzir a primeira fotografia colorida da história, utilizando filtros de cores primárias e unindo várias imagens (e sem photoshop!).

03. E a primeira fotografia que registrou uma pessoa foi feita por Louis Daguerre em 1838. A imagem, intitulada Boulevard du Temple, mostra um homem limpando suas botas, ao longe, no canto inferior esquerdo.

04. A maior câmera fotográfica do mundo foi construída em 1900, nos Estados Unidos e foi batizada carinhosamente de Mammoth (mamute). O custo da construção passava de 5 mil dólares na época, que resultou em uma câmera de quatro metros de comprimento e 640 quilos!

05. A primeira imagem da Terra, registrada do espaço, foi registrada por uma câmera 35mm instalada no foguete V-2, em 1946. Neste mesmo ano, o astronauta Gherman Titov foi a primeira pessoa a fotografar o nosso planeta do espaço, usando uma câmera e carretéis de 300 mm.

06. A maior fotografia de filme mede 34 metros de largura e 9,8 de altura, que registrou a torre de controle da marinha dos Estados Unidos, em 2006. A equipe transformou um hangar em um câmera pinhole gigante e fez a imagem com 35 minutos de exposição. O filme utilizado media aproximadamente 9 x 34 metros!

07. O livro Guinness World Record registrou a maior coleção da câmeras fotográficas do mundo em 2013, que pertence ao fotojornalista Dilish Parekh e reúne, simplesmente, 4.425 câmeras! E você aí pensando que é viciado em equipamentos.

08. A fotografia mais cara da história é o retrato de Brad Pitt e Angelina Jolie com seus gêmeos (Vivienne e Knox), após três semanas do nascimento. A imagem apareceu na capa da revista People em 1998 e custou apenas 6,08 milhões de dólares!

09. Bliss, de Charles O’Rear, registrada em Napa Valley (Califórnia) em 1996, é a fotografia mais popular da história. E você, com certeza a conhece, é aquela utilizada como wallpaper padrão do Windows XP.

10. Atualmente, mais de 250 milhões de fotografias são publicadas diariamente no Facebook, e 40 milhões entram no Instagram todos os dias. E este número só tende a aumentar com o tempo.

 

Curiosidades bônus

É não dá pra resumir a trajetória da fotografia com apenas 10 curiosidades. Então separei algumas extras que você vai gostar de saber…

11. As primeiras lentes fotográficas foram criadas pelo francês Charles Louis Chevalier em 1826, a pedido de Joseph Nicéphore Niépce. Outros cientistas da fotografia, como Daguerre e Talbot também aproveitaram seus conhecimentos.

12. A atual maior fotografia digital do mundo foi feita no fim de 2014, registrando o Mont Blanc, décima-primeira maior montanha do planeta. O registro foi feito pela equipe liderada pelo fotógrafo italiano Fillippo Blengini, que capturou 70 mil imagens durante 15 dias. O resultado é uma fotografia de 46 terabytes e impressionantes 365 milhões de pixels! Você pode ver neste link.

13. A primeira versão do Photoshop surgiu comercialmente como um software especial para retoques de fotografias digitalizadas em scanner, em 1990, mas já oferecia funções poderosas e fascinantes!

14. Julius Neubronner, farmacêutico alemão, foi o responsável pelo registro da primeira fotografia aérea, em 1903, com a ajuda de uma pomba. Isso mesmo, uma pomba! Ele equipou a ave com uma pequena câmera fotográfica que pesava apenas 75g, criada por ele mesmo.

15. A primeira fotografia brasileira foi registrada pelo daguerreótipo de Louis Compte, no dia 16 de janeiro de 1840. Compte estava apenas de passagem, desembarcou no Rio de Janeiro e aproveitou para registrar uma foto, que deixou todos encantados!

 

Tá bom, eu sei que daria pra deixar essa lista IMENSA, mas por hoje é só ok? Espero que tenha gostado! E não deixe o conhecimento preso em você, compartilhe estas informações com seus amigos também! 😉

Deixe um comentário